sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Dante Gabriel Rossetti

Dante Gabriel Rossetti (Londres, 12 de Maio de 1828 — Birchington-on-Sea, Kent, 10 de Abril de 1882), de nome verdadeiro Gabriel Charles Dante Rossetti, foi um poeta, ilustrador e pintor inglês de origem italiana. Devido à sua preferência pela poesia medieval e em especial pela obra de Dante, Rossetti muda a ordem dos seus nomes e passa a usar Dante em primeiro lugar.
Fundou, juntamente com John Everett Millais e William Holman Hunt, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XIX.
Rossetti também escrevia poemas para seus quadros, como "Astarte Syraica". Como designer, trabalhou com William Morris (fundador do movimento Arts & Crafts - Artes e Ofícios) para produzir imagens para vitrais e decorações.
Como ilustrador, Rossetti produziu poucas trabalhos, mas que tiveram influência duradoura sobre ilustradores do século XIX e XX. Ele fez ilustrações para Moxon Tennyson, Allingham e para os livros de poesia de sua irmã Christina Rossetti.



Beata Beatrix, 1863
(em cima à esquerda: Bottles ("frascos"), 1848)
(em cima à direita: Auto-retracto, 1847)

Sem comentários: