terça-feira, 21 de agosto de 2007

Nos Perdigões

Estive recentemente numa escavação (arqueológica) no sítio dos Perdigões em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.

Este sítio encontra-se nas Propriedades da Herdade do Esporão (sim do vinho!) bem no meio da vinha, pode mesmo dizer-se que a própria vinha e sua configuração delimitam aquilo que é a área da estação. Estação esta que pode ser enquadrada naquilo a que vulgarmente se denomina de “Recinto de fosso” – que quer dizer nada, é um termo ‘incomprometido’ – do Calcolitico (cerca de 5000 anos)…

Não pretendo aqui postar um “relatório” daquilo que foi a campanha ou daquilo que é já sabido . o saber nunca é ou deve ser taxativo e afirmativo - acerca do sitio, para isso podem visitar o sitio (ver entradas do blog da NIA-ERA) da entidade responsável pelos trabalhos (http://www.nia-era.org/) e ler por exemplo o artigo publicado no numero 2 da revista ERA: http://www.era-arqueologia.pt/revista.html. Do que eu aqui quero falar e mostrar é de um fantástico pôr-do-sol que é possível ver-se nos Perdigões e o qual só tive oportunidade de presenciar devido a uma (boa) surpresa de ultima hora surgida no local da sondagem onde me encontrava a escavar e que me “obrigou” a horas extra no ultimo dia de trabalhos…. Afinal são estas coisa "simples" que me movem... acho que tenho algumas saudades do Alentejo....


(pena a má qualidade da imagem, maquina fraquinha...)

Sem comentários: