quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Exposição Salvador Dali no Porto


Esta patente ate ao próximo dia 4 de Novembro de 2007 no Palácio do Freixo (no Porto) um exposição de Salvador Dali com 285 peças, entre desenhos, esculturas e quadros originais propriedade da Fondazione Metropolitana de Milão, Itália.

Pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 10 às 22 horas. Aos sábados, domingos e feriados das 10 às 24 horas. Até 4 de Novembro, sendo o preço dos bilhetes de 4 euros para publico em geral e de 2 euros para estudantes, seniores e clientes da caixa geral de depósitos e gratuita para menores de 12 anos.


Estava em pulgas para visitar esta exposição e os motivos eram dois: ver alguma da obra pictórica e escultorica de um dos nomes maiores da Arte contemporânea – do surrealismo – e voltar a entrar e desta vez fotografar no belíssimo Palácio do Freixo (que se encontra por norma fechado ao publico), pelo que tirei esta tarde para tal actividade.

A obra de Dali exposta é como previsto deliciosa – em particular na minha opinião a escultorica – o palácio quer exterior mas em particular interiormente é lindíssimo, no seu estilo romântico e de “barroco civil português”, com a marca de Nicolau Nazoni.

No entanto e ao contrario do que eu esperaria, nem tudo “funcionou” como seria de se esperar, pois de uma forma tipicamente “burguesa à portuguesa” é proibido fotografar a exposição e por consequência o interior do Palácio… ainda tentei encontrar um motivo lógico para esta proibição, pensei em algo tipo direitos de autor/imagem, mas não me pareceu lógico pois podem encontrar-se fotos e imagens quer das obras quer do palácio na Internet, posto isto foi-me retirado um/o prazer de ter as minhas próprias fotografias do evento (excepto algumas que tirei de modo menos licito :P) … enfim…!!!

Ultrapassado este 1º “trauma/desilusão pessoal” lá me dirigi para o interior do palácio para apreciar o alvo da minha deslocação – as peças de Salvador Dali, o que aconteceu – superando até as expectativas, pois devo confessar não ser um “fã” de Dali e do movimento surrealista, mas ao perto ganha outra dimensão. Mas e por esta já esperava (depois da proibição de fotografar algo mais tinha que vir!) não é que boa parte dos textos “explicativos” das obras expostas e da vida do autor roçavam a mediocridade, chegando a conter gralhas ; ou então a totalidade das placas com os títulos das ilustrações feitas pelo artista da Bíblia (cerca de 30, mais ou menos), TODAS elas terem escrito a palavra: “bibia” (não sei o que seja!!!) … boa organização [ironia] … custaria assim tanto trocar estas plaquinhas??!!

No entanto e apesar destes inconvenientes recomendo vivamente a visita… e já agora também ao “PortoCartoon” que esta no Museu Nacional da imprensa (ao lado do Palácio do Freixo)

"Trajano e Cavalo" / "Gala Gradiva"


Abraço

1 comentário:

Mauro disse...

Espero que "mates" essa curiosidade o mais brevemente possível
Abraço