quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dança Macabra

DANÇA MACABRA:
Tema literário e iconográfico relacionado com as epidemias (sobretudo a peste negra), do século XIII ao XVI
free music

(clicar no play para ouvir)
musica: Danse Macabre
autor: Camille Saint-Saëns


"La Danse Macabre, também chamada Dança Macabra, Dança da Morte, La Danza Macabra, ou Totentanz, é uma alegoria do final do período medieval sobre a universalidade da morte: não importa o estatuto de uma pessoa em vida, a dança da morte une a todos. La Danse Macabre consiste na representação de uma Morte personificada conduzindo uma fileira de figuras de todos os estratos sociais dançando em direcção aos seus túmulos — sendo típico representarem-se: um imperador, rei, papa, monge, adolescente e bela mulher, todos apresentados como esqueletos. Estas representações foram produzidas sob o impacto da Peste Negra, que lembrou as pessoas de quão frágeis eram suas vidas e quão vãs eram as glórias da vida terrena.

O exemplo artístico mais antigo é o cemitério pintado a fresco da Église des St. Innocents (Igreja dos Santos Inocentes, em francês) em Paris (1424). Há também trabalhos por Konrad Witz em Basiléia (1440), Bernt Notke em Lübeck (1463) e xilogravuras por Hans Holbein, o Jovem (1538).

As cenas finais do filme O Sétimo Selo por Ingmar Bergman retratam um tipo de Danse Macabre.

Israil Bercovici afirma que a Danse Macabre originou-se entre os judeus sefardins no século XIV na Espanha. [Bercovici, 1992, 27]."

em: http://pt.wikipedia.org/?title=Dance_of_Death


"O comet’inganni
Se pensi che gl’anni
Non hann’da finire,
Bisogna morire

(Como estás enganado
Se pensas que os anos
Não vão terminar
É preciso morrer)"



“A palavra peste não continha apenas o que a ciência desejaria nela definir, mas uma longa procissão de imagens extraordinárias...”

Albert Camus, La peste. Paris, Gallimard, 1947 (Collection Folio, 1992); p.43.


1 comentário:

Drika Wallis disse...

Oi!
Muito interessante teu blog! Tenho me interessado muito por música clássica e gostaria que se possível entrasse em contato comigo pelo email awg1970@hotmail.com.
Grata pela atenção.

Adriana