quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cavalete | arqueologia indústrial

Cavalete das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, Gondomar. Poço de S. Vicente, obra de engenharia em betão, construída no ano de 1935 e desactivado aquando do encerramento das minas em 1970.
É desolador olhar o estado de abandono e degradação deste testemunho (um dos poucos ainda em pé) da actividade mineira em S.Pedro da Cova, aquela que foi durante décadas a actividade impulsionadora da região.
Irónico, em meu entender, que o poço de S.Vicente seja referido como o "ex-libris" da vila... vendo o seu estado ninguém diria...

(foto e edição: Mauro Correia)

2 comentários:

ricardo disse...

lamentavelmente, neste ja nao pude fazer nada grande mauro! nao sabes o quanto me custou ter de te dizer para nao contares comigo neste trabalho! de qualquer modo também nao foi preciso, pois demonstraste um grande caracter e força de vontade! é por isso que para mim, tu és e sempre serás o Grande Mauro.

um forte abrçao amigalhão

Mauro disse...

Obrigado meu grande Amigo, sem a tua preciosa ajuda e o teu apoio não teria conseguido completar esta estapa da minha vida.
Aquele abraço!