domingo, 3 de agosto de 2008

Improvisação Gastronómica

Sou "viciado" em doces, sobretudo de chocolate. Hoje levantei-me com vontade de comer Queques de Chocolate [mas dos caseiros e não de supermercado ou pastelarias], pelo que decidi improvisar e tentar faze-los eu! O resultado foi este e o sabor recomenda-se [modéstia à parte]...

Os ingredientes e receita são estes:

- 4 ovos
- 125 gramas de chocolate em pó
- 200 gramas de açúcar
- 200 gramas de farinha trigo para bolos
- 150 gramas de margarina
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de café solúvel (facultativo)
- sumo de limão (facultativo) - [teria usado vinho do porto se tivesse]
- 20 formas de alumínio

Bater os ovos com o açúcar, juntar, depois, a farinha, o fermento e a margarina [eu usei manteiga] derretida. Quando estiver uma solução homogénea, adicionar a colher de café e o sumo de limão [ou vinho do porto q-b.] e por fim adicionar o chocolate em pó [eu derreti-o em banho-maria com 50g da manteiga, mas pode ser adicionado em pó directamente] e bater até obter uma mistura homogénea.
Encher as formas com a mistura - e improvisar (se apetecer) com coco ralado, pedaços/raspas de chocolate, frutos secos, etc...
Levar a forno pré-aquecido entre os 180 e os 200ºC durante 15 a 20 minutos.
Por fim, comer até fartar :P

[Ai, o pecado da gula... tenho o meu lugar garantido no inferno.... ihihihihihihihihih!]

Sem comentários: