sábado, 22 de dezembro de 2007

NoiteBranca, a 24ª [Vácuo...]

"Só no vácuo (...) jaz o verdadeiramente essencial. (...) A utilidade de um jarro de água reside no vazio onde pode vazar-se a água, não na forma do jarro ou no material de que é feito. O vácuo é todo poderoso porque é todo abrangente. Só no vácuo o movimento se torna possivel. Aquele que conseguisse fazer de si próprio um vácuo, no qual outros pudessem entrar livremente, tornar-se-ia senhor de todas as situações. O todo pode sempre dominar a parte."

Kakuzo Okakura em: O Livro do Chá (pagina 39 e 40); Biblioteca editores Independentes
Nunca havia pensado no Vácuo, ou seja, no espaço vazio, como o "motor das coisas", como a possibilidade das possibilidades... onde tudo se torna viável e onde reside toda e qualquer hipotese de realização!
É um conceito interessante (para digerir, reflectir, etc)...
Desejos de uma boa noite e não "branca"!

1 comentário:

Mauro disse...

E para completar a ideia/conceito:
"Na Arte, a importância deste mesmo principio (vácuo) é ilustrada pelo valor da sugestão. Ao deixar algo por dizer, o observador fica com a hipótese de completar a ideia, e assim uma obra-prima grandiosa prende-nos irresistivelmente a atenção até parecer que nos tornamos realmente parte dela. Ali existe um vácuo para que nele entremos, e para que o preenchamos completamente com a nossa emoção estética."