segunda-feira, 5 de novembro de 2007

NoiteBranca, a 13ª ["Gavetas"... em torno de (Pré)Conceitos]

“Gavetas”

Conceitos, (pré)conceitos, classificações, normas, conduta…

Faz sentido que sempre que algo “novo” se nos apresenta tenhamos sempre que o catalogar???!!! É-nos impossível agir de outra forma? É isto algo deplorável? Ou apenas natural – outro conceito de difícil resolução – e até de salutar!?

A ver se me explico: sempre que observamos/conhecemos algo ou alguém novo, tendemos logo a “colar-lhe uma etiqueta” mais ou menos abonatória, mais ou menos volátil… E isto baseados em quê? Na impressão que tal nos cause…

Visto assim parece algo deplorável – preconceituoso – arbitrária, sem base racional! Mas será mesmo assim? Não contam a nossa experiência – e educação – em nada neste “julgar”? E em que ou com que peso?

Após tantas duvidas, ficar-me-ia bem procurar dar resposta – sem bem que sempre de carácter pessoal, ou seja, sempre dependente da(s) minha(s) experiência(s) e (pré)conceito – então cá vai:

Como acima escrevo, julgo que é uma quase impossibilidade humana a fuga a este “engavetamento” e formulações de impressões constantes da nossa parte em relação a tudo e todos que nos rodeiam – independentemente do maior ou menos grau de contacto com esse “outro” – pelo que o que há a fazer é tornar estes (pré)conceitos em meios de conhecimento do “outro” – coisa, assunto ou pessoa – ou em ultima instancia não interferir e meramente respeitar e reconhecer a existência desse “outro”…

Reconheço no meu discurso alguma inclareza e falta de objectividade ou até incorrecções estruturais…

Mas não sejamos (pré)conceituosos – ser-nos-á possível??!! – afinal a diferença e diversidade são salutares… E permitem-nos abrir novas gavetas (que é tão bom!) =)

Desejos de uma serena noite… e não “branca”!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bem pairam esses voos de libertinagem pelas tuas noites, houvesse tantos (pre)conceituosos como tu, em vez de irem ver a "bola"...Como diria o amigo Cesariny, "Afinal o que importa, não é ser novo e galante - ele há tanta maneira de compor uma estante!"
S*

Mauro disse...

Eu sou mais do género "gaveta"... nas estantes e suas prateleiras tudo fica muito visível!

Pirinaica?! - gosto do nome =)
*S