quarta-feira, 14 de outubro de 2009

mundo a passar e a vida a correr…

Não lugar, não existir, ver o mundo a passar e a vida a correr…

Debruçado sobre um qualquer alpendre de um espaço público, numa qualquer esplanada de um qualquer sitio, assistir a existência de-cima que nem um voyeur… sedento de ser-parte…

E assim decorre à frente dos olhos a rotina e o lazer… a mãe que (per)segue em passo acelerado a criança que foge e se esgueira por entre as dezenas de desconhecidos, o jovem que tenta, disfarçadamente, seduzir e dar a mão à rapariga de cabelos escuros que o acompanha, a mulher, bela, que olha no infinito com uma expressão perdida e introspectiva e que é observada, de soslaio e com desejo, pela maior parte dos indivíduos do sexo masculino… o carteirista, ou pelo menos isso aparenta ser, que procura sorrateira e despercebidamente sacar algo dos múltiplos e coloridos sacos de compras da mulher de aspecto doente… o carinho entre um casal de idosos, as mulheres da limpeza com o seu uniforme inconfundível, o segurança que nada observa e a atitude hediondo de dois indivíduos que julgam e riem abertamente de tudo e todos, pelos seus limitados critérios, decadentes, débeis e grotescos… e mais, muito mais acontece… tudo fervilha de ritmo… e ninguém atenta a nada que não si mesmo…

Criatura estranha, esta que observa, sem interferir, no entanto nada garantindo que não esta também a ser observada ou no mínimo pressentida… mas que quer afinal? Fazer parte deste viver-para-dentro-de-si-mesmo que observa e regista? Existir… ser… viver...

Acorda(r)!

Mauro (Outubro de 2009)

6 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!!
Quem me dera ter o teu dom da escrita...
Tambem eu quero, existir… ser… viver...
***
l.

Mauro disse...

bem, bem... pois assim me tramas... dom? não creio... talvez efeitos de amor-ódio...

*
M

Bruno Costa disse...

Está muito bom. Gostei.
Se era esse o tal texto de que me faláste, não fiquei nada desiludido.
Tens muito jeito para isto. ;)

Mauro disse...

não era este o tal texto/reflexão... esse ficou em stand-by. Este é mais fruto de uma passagem por um centro comercial à 2 semanas atrás.
Obrigado pelo elogio rapaz, aquele abraço

Gustavo Santos disse...

Gostei mesmo muito do texto. Tens feito mais registos semelhantes a este?

Diz-me algo depois!

grande abraço!

Mauro disse...

Tenho umas coisas há muito incompletas... o que fôr escrevendo vou publicando... abraço