O Palácio do Freixo erguido na quinta do Freixo, situa-se na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto, tendo uma vista privilegiada sobre o Douro (e suas pontes: do Freixo, S. João e Dona Maria), Gaia e Gondomar.
Com traços característicos de Nicolau Nazoni, este edifício de estilo “neoclássico-romântico-barroco” foi mandado construir, em meados do século XVIII, pelo cavaleiro da Ordem de Malta, Vicente Távora e Noronha, tendo sido habitado posteriormente por outros descendentes até que, em 1850, foi vendido a António Afonso Velado que, realiza obras de modernização e conservação, mas ao mesmo tempo altera completamente o interior e descaracteriza as fachadas, em 1866, foi condecorado Barão do Freixo e posteriormente visconde do Freixo. A partir daqui o imóvel sofre um incêndio, é vendido sucessivamente, e continua a sofrer danos irreparáveis ate aos meados da década de 90 do século passado [embora seja monumento nacional desde 1910), quando se iniciaram as obras de recuperação e reabilitação – que lhe deram o aspecto actual – do edifício e área envolvente, projecto a cargo de F. Távora e J. B. Távora.
Deste edifício gostaria de destacar as fachadas e a localização privilegiada, isto no que diz respeito ao exterior. No que diz respeito ao interior de destacar a “sala de concertos” e a sua clarabóia, bem com a decoração (estuques, relevos, pintura) de tectos e paredes.
O edifício diz-se está actualmente a ser adaptado para nele ser instalada uma das Pousadas de Portugal.
Tenham uma Boa Noite, de sono e não “Branca”…
Sem comentários:
Enviar um comentário